Canavieiras inicia entrega de resultados de mamografias
A Prefeitura de Canavieiras, através da Secretaria da Saúde, começou a entregar os resultados das mamografias feitas no mamógrafo móvel, que ficou na cidade no período de 17 a 23 de janeiro. O principal objetivo do mutirão foi agilizar o atendimento das mulheres que aguardavam pelo procedimento e estimular o diagnóstico precoce, que é a melhor forma de evitar mortes ocasionadas pela doença.
Informa a Secretária da Saúde, Roberta Barros, que as mulheres devem comparecer ao primeiro andar do Centro Médico para receberem seus exames e as orientações. “Ao todo, foram realizadas 1.524 mamografias e, felizmente, até o momento não houve nenhum diagnóstico de câncer, apenas casos de nódulos benignos. Estes serão examinados pelos nossos médicos, que irão resolver se o melhor a ser feito é fazer a cirurgia ou esperar evoluir”, explicou.
É importante lembrar que o autoexame das mamas é realizado pela própria mulher, apalpando os seios e ajudando no conhecimento do corpo e na identificação de tumores maiores. “Mas isso não substitui o exame clínico realizado por um profissional de saúde treinado e a Mamografia. Mesmo quando a mulher não perceber nenhuma alteração durante o autoexame das mamas, é importante um profissional da saúde examiná-las anualmente”, alerta Roberta.
A secretária Roberta Barros explica, ainda, que é importante fazer exames todos os anos, para que possíveis doenças sejam diagnosticadas o mais rápido possível. “Nós queremos promover um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma”, explica Roberta.
O exame - O exame de mamografia é uma radiografia das mamas realizada em um equipamento específico, o “mamógrafo”, que permite detectar lesões ainda muito pequenas, na fase inicial do câncer, em que o tumor não é palpável. Por isso, todas as mulheres, sem nenhum histórico familiar de câncer de mama ou ovário, entre 40 a 49 anos de idade devem realizar anualmente o exame e, a partir dos 50 anos, ele deve ser realizado a cada dois anos. Já as mulheres com casos na família de um desses tipos de cânceres antes dos 50 anos de idade, devem realizar esse exame a partir dos 35 anos, uma vez por ano.